Por que contratar uma empresa especializada em negociação de acordos?

Embora a negociação faça parte do cotidiano de todos, ela também pode ser considerada um método científico para resolução de conflitos, tendo em vista que exige análise, planejamento, organização e comunicação eficaz para se alcançar o melhor acordo possível para as partes.
Isso porque a negociação é uma prática que está provocando mudanças significativas na forma como as pessoas e as empresas tomam decisões e solucionam suas disputas nos dias de hoje. Ela é tida como uma habilidade que todos devem possuir para maximizar seus ganhos na vida social e profissional. Mas, por que frequentemente não conseguimos negociar aquilo que queremos ou não alcançamos o resultado desejado?

A resposta é muito simples: quando estamos envolvidos na disputa, os seus resultados nos afetam diretamente e, muitas vezes, não conseguimos agir estrategicamente e cooperar para a solução da questão – o que os negociadores metaforicamente chamam de “aumentar o bolo”e não apenas fatiá-lo e dividi-lo em partes.

Além disso, nós possuímos duas reações instintivas ao conflito, que derivam dos nossos ancestrais: o ataque e/ou a fuga. Estas reações prejudicam – e muito – o andamento das negociações, ativando os mesmos gatilhos de proteção da outra parte e, consequentemente, atrapalhando a comunicação (para entender melhor sobre as suas reações ao conflito faça o teste do Conflict Dynamics Profile https://www.conflictdynamics.org/).

A Técnica da Negociação

A negociação é, portanto, uma técnica que utiliza muito da intuição, sensibilidade e criatividade dos envolvidos, porém, mais do que isso, também se vale de ferramentas e estratégias voltadas à resolução do conflito e à construção de um acordo que atenda os interesses de todos os envolvidos, preservando o vínculo e a credibilidade das partes.

Ronald Shapiro, especialista em negociação, ensina que “a essência da negociação não está em concretizar o negócio, mas em criar relacionamentos duradouros”.

No dia a dia, a expectativa dos consumidores para ver seus conflitos resolvidos de uma forma mais rápida e eficaz só aumenta. Quando eles não conseguem ser atendidos pela empresa, só há duas saídas, (1) ou eles desistem da reclamação ou (2) procuram ajuda de órgãos externos. E quando isso acontece, a empresa alvo das reclamações já não possui mais controle do resultado do litígio e de quanto isso vai lhe custar.

Por mais que empresas contratem profissionais capacitados, que muitas vezes sabem driblar as tensões nas negociações, a verdade é que eles perdem muito tempo no gerenciamento do conflito e, mesmo com um bom desempenho, podem não alcançar os melhores resultados, principalmente por representarem a parte envolvida no impasse.

Considerando o atual cenário de franca evolução das técnicas de negociação e o aumento da exigência por mais  eficiência e adequação às demandas dos consumidores sofrida pelas empresas, uma das alternativas é a utilização dos serviços de empresas de negociação terceirizadas, meio pelo qual é possível atingir maior satisfação dos consumidores, dividindo as funções e legitimando a negociação.

Atuação das Empresas de Negociação

O papel da empresa de negociação é justamente devolver para as partes o poder de decidir o resultado do seu conflito e, principalmente, de avaliar com neutralidade cada caso para propor soluções “ganha-ganha”, isto é, que focam na resolução do problema, na identificação dos interesses e necessidades e na criação de valores.

Dentre as técnicas de negociação utilizadas pelas empresas terceirizadas, destacam-se ferramentas estratégicas como: competências individuais, planejamento e organização, cronograma adequado, treinamento, determinação, inovação, flexibilidade e adaptabilidade; esses são apenas alguns fatores tidos como essenciais para o desenvolvimento da negociação conforme  Welinton dos Santos.

Nesse sentido, a proposta das empresas de negociação é aliar técnica, estratégia e tecnologia numa única estrutura,  desenvolvida exclusivamente com o propósito de alcançar uma solução especializada, eficaz e econômica para todas as reclamações e litígios das empresas.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem esse serviço. No entanto, ao contratar qualquer uma delas, é preciso atentar se a empresa de negociação está apta a prestar um bom serviço. É preciso avaliar se a empresa de negociação possui um time estruturado para gerenciamento e suporte do sistema, se os profissionais envolvidos nas negociações possuem capacitação em mediação, negociação ou conciliação, bem como se a empresa de negociação tem um sistema robusto e maduro para suportar um grande volume de processos e atender bem o consumidor e a própria empresa.

Para obter uma performance ainda melhor, a AcordoFacil.com, uma empresa de negociação de acordo online, não só conta com uma plataforma dedicada para negociação de acordos e um time especializado em negociação, como também consegue identificar reclamações e ações judiciais com até 3 meses de antecedência da notificação da empresa. A AcordoFacil.com possui, ainda, uma base de dados enriquecida com os valores das condenações de cada estado. Com essas informações em mãos, ela auxilia a empresa a

  • identificar a causa raiz dos seus conflitos;
  • identificar o perfil do consumidor;
  • desenvolver e implementar uma política de acordos;
  • se adaptar às necessidades e especificidades de cada caso;
  • reduzir os seus custos;
  • retomar a confiança do consumidor.

“Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais” – Luiz Augusto Costacurta Junqueira

Primeiramente, é definido uma política de acordo entre a organização e a empresa de negociação. Depois, a empresa de negociação entra em contato com os consumidores para negociar e fechar os acordos. Caso a proposta seja for aceita pelo consumidor, um acordo é gerado na hora e, muitas vezes, assinado eletronicamente.

Interesses Alinhados

A empresa de negociação busca, desta forma, que a negociação termine apenas quando todas as partes envolvidas (advogados, consumidores e empresa) estejam convencidas de terem conseguido o melhor acordo possível, com a vantagem de a empresa reclamada não ter que se preocupar com encargos trabalhistas e custos ocultos.

Assim, a empresa conseguirá melhorar sua imagem frente aos seus consumidores, bem como diminuir drasticamente os custos relativos a essas demandas.

Ou seja, é possível concluir que o papel da empresa de negociações terceirizada ultrapassa o simples alinhamento de valores e interesses das partes; a sua contratação é vantajosa, porque ela se propõe a alcançar resultados positivos e transformadores, por meio da implementação de um processo de negociação bem sucedido para os negócios da empresa. Ela está definitivamente compenetrada na sua missão, para conhecer de perto o produto da empresa e o seu consumidor, aproximando-se dele para eliminar suas objeções e fechar o acordo de forma satisfatória para ambos os lados, preservando assim a cadeia de consumo.

One comment

  1. Como Estruturar Políticas de Acordo - JUSTTO

    05 mar 2017 - 22:27

    […] Veja também: Por que contratar uma empresa especializada em negociação? […]

Leave a Reply