Legaltechs: Tecnologia para o setor jurídico pode ajudar rotinas de advogados

Legaltechs: Tecnologia para o setor jurídico pode ajudar rotinas de advogados

Conhecidas como legaltechs, empresas de tecnologia jurídica podem ser excelentes parceiras de escritórios de advocacia.

É curioso pensar que há 10 anos nossas vidas não eram nada parecidas com o que são hoje. Com um smartphone nos nossos bolsos e a internet ao alcance dos dedos, em pouco tempo a palavra produtividade ganhou novo significado. Hoje nos organizamos e automatizamos tarefas com a ajuda dos celulares, alterando nossas rotinas pessoais e de trabalho.

O impacto que a tecnologia causa em mercados estabelecidos costuma ser semelhante ao que a psicologia chama de “etapas do luto”: há a negação (“não preciso de um smartphone!”), depois a raiva (“pra que usar o WhatsApp se podem nos ligar!?”), seguida pela barganha (“vou baixar o WhatsApp, mas não vou usar pra tudo”), passando pela depressão (“me pediram WhatsApp pro grupo do trabalho”) e finalmente atingindo a aceitação (“eu dizia que não gostava de tecnologia, mas enviar a foto do documento e ter a resposta do cliente rápido é mesmo bem conveniente”).

Infelizmente, muitos profissionais da área jurídica ainda estão estagnados no passo da “negação” ou da “raiva” em relação ao crescente uso da tecnologia nos escritórios de advocacia, ainda “em luto” por um formato de trabalho que vai ficando para trás.

Fato é que quanto mais rápido se chega à fase da aceitação, aprendendo a usar a tecnologia de forma positiva, maior é a chance de melhorar a própria produtividade, permitindo que o trabalho se desenvolva de forma mais fluida e potencializando uma maior lucratividade ou até liberando mais tempo para outras atividades, como o aperfeiçoamento profissional.

Se você ainda não sabe muito bem como a tecnologia pode ajudar a melhorar a rotina do seu escritório, separei alguns dos principais serviços da atualidade para que você conheça as facilidades que eles proporcionam, levando você em direção de um trabalho mais moderno e digital, transformando processos internos, prestação de serviço, diminuindo custos e aumentando resultados.

Linte e Netlex: focadas em gerir documentos e automatizar processos

Criar e organizar documentos das áreas jurídicas pode ser um grande desafio, ainda mais se o volume de clientes for elevado. Chega uma hora em que fica inviável aumentar a produtividade por simples “falta de braços” pra organizar tudo. Nesses momentos, a tecnologia pode criar “novas mãos” no seu time ao gerir a documentação e organizar o fluxo de trabalho. No Brasil, existem duas boas ferramentas para isso: a Linte e a Netlex.

A Linte tem como destaque a possibilidade de personalizar o fluxo do trabalho de acordo com as necessidades do setor jurídico que o utiliza, seja em uma empresa ou em um escritório de advocacia.

O Netlex tem seu ponto forte na automatização das partes mais recorrentes dos processos jurídicos, com interface fácil de usar, que permite que os advogados possam focar em tarefas mais estratégicas.

Digesto: tenha acesso a dados e transforme seus processos com inteligência jurídica.

Imagine ter acesso a dados jurídicos de todo o país, em uma base de dados centralizada, que consegue obter respostas e dados a partir de inteligência artificial. A partir dos dados consolidados pela Digesto, considerada a maior base de processos do Brasil, advogados brasileiros podem entender de forma mais clara o que está por trás das grandes bases de dados, ajudando a tomar decisões jurídicas mais fundamentadas.

Jurídico Certo: mantenha-se conectado aos influenciadores da área.

Em muitas ocasiões, o que vale mesmo é ter o contato da pessoa certa. A proposta do Jurídico Certo , que acabou de unir forças com outra legaltech, a Jusbrasil, é facilitar a conexão entre advogados, correspondentes jurídicos, escritórios de advocacia e empresas, modernizando o contato entre essas partes do sistema jurídico brasileiro. É como se fosse um LinkedIn pra quem tem OAB. Hoje, o Jurídico Certo possui mais de 100 mil profissionais cadastrados, e viabilizou a contratação de profissionais para quase 50 mil escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Jota: conteúdo, educação e informação jurídica no digital.

Uma das premissas de quem vive de exercer o Direito é estar bem informado e em cima do lance. Por isso, se você precisa eleger um local pra se inteirar das notícias do mercado jurídico, esse lugar é o Jota, uma publicação focada em notícias, análises e informações de bastidores focadas para profissionais que atuam com o Direito e a Lei. Com exclusividade e isenção, o Jota promete tratar tanto das grandes decisões quanto das letras pequenas, do plenário e dos bastidores, passando por vitórias nos tribunais e concorrências entre escritórios. Vale colocar nos favoritos.

Kurier Meridio: centralize suas informações e agilize seu cotidiano.

Ao invés de controlar diversas planilhas e documentos, gastando tempo na organização do trabalho, que tal focar no que realmente importa? Quem já faz uso do sistema da Kurier Meridio concentra em um só local seus processos jurídicos e administrativos, controle de timesheet, acervo de processos, gestão de contratos, entre outras atividades. A novidade é que a plataforma de acordos da Justto consegue se conectar ao Kurier através de APIs, retornando automaticamente para o Kurier o resultado dos processos contenciosos controlados pelo sistema da Justto. Mais uma facilidade que automatiza o controle sobre o trabalho realizado e permite maior velocidade no cotidiano.

Justto: especialista na automação de acordos e negociações.

Acordos e negociações podem ser lentos, trabalhosos e demorados. A necessidade de constante comunicação durante os acordos também envolve um grande número de profissionais, que se desgastam com comunicações semelhantes, repetitivas e rotineiras.

Através do uso de tecnologia de ponta, a Justto automatiza o processo, fazendo a comunicação para toda a base de processos em acordo ou negociação, liberando os advogados para se concentrarem em atividades mais essenciais, como a determinação das regras de negociação e redação das mensagens a serem disparadas. Com o suporte de um robô negociador e técnicas avançadas de Machine Learning, a plataforma está sempre atualizando as estatísticas sobre a probabilidade de se ter uma negociação bem-sucedida em cada caso, auxiliando a focar nas estratégias que podem gerar maior retorno no longo prazo.

Além disso, a plataforma também monitora e gerencia todo o processo de negociação, permitindo acompanhar a performance do time no atendimento das demandas de cada cliente, o que ajuda a ter maior visibilidade dos pontos de melhoria possível.

Quer saber mais como a JUSTTO pode ajudar a sua rotina de negociação de acordos? Clique aqui e saiba mais!