Honorários jurídicos: qual o valor justo a cobrar para poder lucrar?

Honorários jurídicos: qual o valor justo a cobrar para poder lucrar?

Em tempos de cortes de custos e busca por eficiência, é fundamental saber dar preço aos serviços jurídicos para manter a empresa lucrativa

O mercado pressiona, a economia aperta e no fim do dia, gestores e diretores de empresas jurídicas estão diante do desafio de cortar custos que tornem o escritório mais lucrativo. Não é um trabalho fácil: cortes ousados podem levar à perda de qualidade e reduções mal planejadas podem impactar a eficiência do trabalho.

Além disso, há a chegada de concorrentes inovadores, como as lawtechs e os serviços de resolução de conflitos online (ODR), que através de processos automatizados e mais tecnológicos conseguem oferecer o mesmo serviço por um custo muito abaixo da média de mercado.

Neste cenário, o conselho mais sensato é ser criterioso na hora de cortar custos ou reduzir a oferta de serviços. Há quem opte por extinguir as células menos lucrativas – como os processos contenciosos – o que pode ser uma medida bastante arriscada. Hoje em dia, os clientes preferem manter a parceria com um fornecedor que possa atendê-los de forma holística, resolvendo todas as suas questões jurídicas, ao invés de precisar lidar com diversos fornecedores.

Para ser o melhor parceiro jurídico do cliente é preciso estar disposto a trabalhar em busca de soluções para a maior parte dos problemas dele, cobrando o preço mais acertado para manter a qualidade do serviço e a lucratividade do escritório.

Reduzindo de forma consciente

Antes de ajustar a precificação, é importante ter clareza de estar fazendo reduções bem pensadas e conscientes, evitando colocar o futuro do negócio em risco e mantendo a competitividade de mercado.

Um jeito interessante de começar esse processo é entender onde a automação tecnológica pode ajudar a melhorar resultados e reduzir custos.

Pense em novas técnicas de workflow, padronização de documentos e geração automatizada de relatórios, por exemplo, que podem agilizar processos e torná-los mais lucrativos. Robôs também podem ser escalados para lidar com processos repetitivos, como comunicação em massa, coleta de documentos assinados, obtenção de dados, entre outros. Especialmente em células de acordo, apostar na automatização do vai-e-vem de comunicação no processo de fechamento de acordos pode gerar um grande ganho em eficiência, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Os clientes da Justto costumam conquistar um maior retorno sobre o investimento (ROI) ao automatizar parcial ou totalmente os acordos que estão sob as suas batutas: nossos dados mostram que temos em média 10% de aumento na performance (proporção dos acordos fechados em relação a toda a carteira contenciosa) e aumento na margem de lucro de até 40%.

Encontrando o preço justo

Para além da redução de custos e mensuração do ROI das células de acordo, é fundamental saber precificar os honorários de forma razoável, cobrando um valor justo em relação a concorrência e que seja suficiente para manter a operação lucrativa.

Para ajudar a encontrar o preço ótimo para serviços de negociações de acordos, a Justto criou uma planilha de precificação de honorários que auxilia escritórios de advocacia a cobrarem por seus acordos da maneira mais assertiva possível, demonstrando o valor mais indicado para cada acordo negociado. A planilha é simples de usar: apenas preencha os campos em vermelho com os dados indicados para conhecer os valores sugeridos a serem cobrados por acordo fechado.

É claro que os valores cobrados tendem a variar, pois consideram também outros elementos importantes que são citados no Código de Ética da OAB, como a praxe do foro em trabalhos análogos, a competência e experiência dos profissionais envolvidos, local onde os serviços são prestados, o valor da causa, além de tempo e trabalho envolvidos. Essa planilha serve como um guia básico para indicar os valores que permitem configurar uma margem de lucro (ou mark-up) que permita que o seu escritório continue operando no azul e auxiliando clientes a negociarem acordos de forma inteligente e eficaz.

Clique aqui para baixar a planilha de precificação de honorários: