Como evitar conflitos entre franqueadores e franqueados

Evitar conflitos é essencial em uma franquia. Em épocas de recessão econômica, há um sensível aumento no número de problemas entre franqueadores e franqueados. Isso porque é mais difícil alcançar os resultados esperados e a rede precisa estar muito bem alinhada, com o suporte e treinamento em dia, para satisfazer as expectativas dos empreendedores e investidores.

Mas, quando acontecem os conflitos dentro da rede, é preciso resolver de maneira eficiente. Há atualmente opções simples e eficazes para a resolução de problemas na franquia. Uma das alternativas são as câmaras de arbitragem digital, como a Arbitranet. Online, a parte queixosa entra com um pedido e anexa as provas e documentos. A outra parte é notificada pela própria plataforma, que também seleciona um árbitro capacitado para lidar com aquela situação. O árbitro analisa o que foi submetido e entra em contato com as partes se houver necessidade. No final, emite uma sentença, que, se as partes não solicitarem nenhum esclarecimento adicional, tem a mesma força da decisão de um juiz e não cabe recurso.

Ainda que haja opções mais simples do que os demorados e custosos processos judiciais tradicionais, sempre é preferível tomar providências para evitar que os conflitos aconteçam. Conversamos com a Arbitranet, pela experiência da empresa com conflitos em franquias, e pegamos algumas sugestões para evitar problemas entre franqueadores e franqueados:

Cuidados do franqueado: 4 maneiras de evitar conflitos

* Avalie bem o modelo de negócio da franquia. Para o candidato a franqueado, é essencial assegurar-se de que o modelo de negócio da franquia é exatamente o que ele espera. Entender as nuances da empresa é importante para não ter surpresas negativas no futuro.

 

* Visite outras lojas franqueadas para entender como funciona o negócio na prática. Uma dica para o candidato a franqueado é conversar com empresários que já estão há mais tempo com a marca, para entender como é o suporte, quais são os procedimentos e como é o cotidiano da operação.

 

* Analise bem o modelo do contrato apresentado pelo franqueador, garantindo que tenha formas de resoluções eficientes de eventuais conflitos que naturalmente irão ocorrer em uma relação duradoura como é a de franquia.

 

* Confira se o contrato prevê também procedimentos claros de negociação com os dirigentes de ambas as partes para evitar o agravamento de conflitos.  Como em franquias geralmente a intenção é pela continuidade da relação, isso é muito interessante. Nesse sentido, quando a forma escolhida de solução de conflito é clara e eficiente, as partes terão maior incentivo de cumprir com suas obrigações.

Cuidados do franqueador: 5 Maneiras de evitar conflitos

* Estabeleça um processo rigoroso de seleção dos candidatos. De nada adianta trazer vários franqueados para a rede se eles não têm o perfil desejado e podem trazer problemas para a marca.

 

* Invista em plataformas que auxiliem na gestão e no controle da rede. Sistemas para gestão de franquias, como a Central do Franqueado, fornecem automação, agilidade e eficiência para a rede, otimizando os processos e reduzindo o risco de conflitos operacionais.

 

* Deixe todos os materiais da rede à disposição dos franqueados. Se as unidades tiverem fácil acesso a todos os arquivos, manuais e treinamentos da marca, as chances de que as normas sejam seguidas, são muito maiores.

 

* Tenha uma equipe de consultores de campo de confiança. Capacite bem os profissionais, para que eles garantam que todas as unidades estão seguindo o padrão da marca e para que consigam prever conflitos e fazer ajustes. Garanta que os novos franqueados tenham todo o auxílio até saberem realizar os processos por si mesmos. Depois, faça a manutenção e atualização das unidades.

 

* Tenha um bom assessoramento jurídico. Deixe, no contrato, claras todas os benefícios e garantias que você oferece ao franqueado. Estabeleça procedimentos claros e eficientes para a resolução de conflitos.

Texto publicado originalmente no site da Central do Franqueado.

Leave a Reply