O Que é legal Analytics e como ele pode mudar o modelo de gestão jurídica das empresas

Saiba como tirar o departamento jurídico da sua empresa da retaguarda e torná-lo um setor de destaque.

O Jurídico corporativo é decisivo dentro de uma empresa, ele impacta diretamente no sucesso dos negócios e por este motivo cresce a busca pela modernização em seus indicadores, políticas de acordo e tecnologia, com o propósito de se tornar um setor estratégico.

Para tomar decisões que afetem positivamente o business da empresa, é necessário entender bem o modelo de gestão e saber interpretar os dados para oferecer apoio tático para os demais setores.

É a partir deste momento que cresce o interesse e a procura pelo B.I. (Business Intelligence), a inteligência de negócio, que tem por objetivo coletar, analisar, compartilhar e monitorar informações que oferecem suporte à gestão de negócios.

O Legal Analytics é um um conjunto de tecnologias que viabiliza a análise jurídica baseada em  dados.  Ele é determinante para elaborar estratégias processuais mais efetivas, utilizando o cruzamento de informações de padrões  dos processos, suas respectivas causas com o perfil de cada litigante, ou seja, através desta ferramenta é possível identificar padrões para a melhoria da operação do departamento jurídico e atacar a causa raiz dos conflitos, possibilitando  traçar uma linha de ação com maiores chances de sucesso.

O papel do Analytics é proporcionar insights, isto é, analisar dados, para transformá-los em informações valiosas e gerar ações relevantes para a empresa.

Por isso, na Justto nós falamos de 3DR (Data Driven Dispute Resolution).

Uma nova forma de Resolução de Disputas, Orientada a Dados, desde o apoio à construção de Estratégia como a criação de Políticas de Acordo, navegando pela prescrição de atividade para um negociador , até uma ação automatizada de envio de mensagem gerada por um modelo de A.I. enviada através de um canal omnichannel.  

Desta forma é possível notar a diversidade de opções e aplicações que a análise de dados nos possibilita, até porque hoje não se tem resultados sem dados organizados e estruturados.

O mundo está caminhando para o uso de técnicas avançadas em todos os setores, como vendas, marketing, compras, tudo aplicado diretamente ao uso de dados para gerar decisões automatizadas, por que não investir no setor jurídico também?

O Legal Advanced Analytics (L.A.A.) é um serviço da Justto que aplica técnicas avançadas de AI e Big Data voltado para o mercado Jurídico Brasileiro.

Com ele a sua empresa utiliza dos dados combinados com  ferramentas avançadas de Analytics, Big Data e A.I. que viabilizam análises para a tomada de decisões mais assertivas. Ele tem por objetivo gerar insights, predições e recomendações para auxiliar na rotina do seu departamento. Impacta diretamente no modelo de negócio e dá ao setor jurídico o poder de tomada de decisão e segurança para aplicar as melhorias apontadas, assim trazendo a visibilidade e o destaque que ele merece.

Diversas empresas tem muitos dados armazenados e documentados, inúmeros armários e até galpões para isso, porém o que fazer com eles? No papel, são apenas números e gráficos sem nenhuma aplicação e informação efetiva.

O Legal Advanced Analytics reproduz os dados na realidade do jurídico da sua empresa para produzir resultados reais. Essa leitura e aplicação é dividida em 4 fases de análise:

  1. Análise descritiva de dados
    A análise descritiva serve para saber qual a atual situação da empresa, o que está acontecendo. Então através de fontes de dados como Tribunais de Justiça, Bureau de informações, Consumidor.gov, ERP e da plataforma Justto fazemos uma estruturação de dados, traçando o Big picture da empresa , identificando os primeiros problemas e formulando perguntas. Depois, cruzamos informações de outras bases de dados para ampliar o entendimento e expandir a possibilidade de insights para a operação da empresa.

  2. Análise Diagnóstica dos dados
    Esta fase busca compreender as causas das situações identificadas na fase anterior. O Legal busca entender os possíveis motivos através de relatórios comparativos a fim de expandir suas fontes de dados dos clientes e explorar as questões a serem respondidas.
    É possível traçar o perfil detalhado dos litigantes, advogados e concorrentes.

  3. Análise Preditiva de insights
    Após saber qual a situação atual e os possíveis motivos que os levaram a ela, esta fase prevê comportamentos futuros baseando-se no histórico de fatos, com o objetivo de resolver disputas antes da judicialização e fidelização de clientes. Tudo através de insights estratégicos.
  4. Análise Prescritiva de ações

Após prever o comportamento fundado nas análises das fases anteriores, o Legal Advanced Analytics Prescreve ações para departamentos jurídicos, escritórios e operações de empresas.  

Em um de nossos cases com um grande parceiro do mercado varejista, o Legal Advanced Analytics deu informações para o departamento jurídico identificar um erro na logística, e gerou insights para solução do mesmo.

Na visão geral, o então erro era sempre apontado pelo cliente final, o que gerou um grande volume de litígios.

O Legal Advanced Analytics analisou os dados do jurídico do varejista, e reconheceu o erro, diagnosticando que a falha era no processo interno e não o produto final.

A partir deste diagnóstico, os insights gerados permitiram uma tomada de decisão assertiva ao depto. jurídico, que solucionou o problema, minimizando os danos, gerando uma economia e consequentemente a diminuição dos litígios.

Desta forma o Setor legal da empresa deixou de ser apenas resolução de contencioso, para um setor inteligente, de destaque, que auxiliou as outras divisões da empresa apontando a causa raiz e solução do problema, visível ou não.

CONCLUSÃO

O Legal Advanced Analytics da Justto, utiliza da análise de dados dos processos internos e dos litigantes para melhoria operacional, permitindo a um profissional jurídico dentro de uma empresa ter um controle maior sobre todos os processos e o capacita a tomar decisões mais assertivas, criativas e disruptivas para a rotina de trabalho em diversos setores.

Imagine unir informações comuns da sua rotina, de todo o seus arquivos, clientes, dos seus possíveis ofensores e organizá-las em relatórios que possam oferecer padrões de comportamento e insights de melhorias? Isso é o Legal Advanced Analytics da Justto, que transforma o jurídico da sua empresa em uma área inteligente, gerenciando dados e não processos.

Michelle Morcos

Michelle Morcos

Michelle Morcos é fundadora e CEO da Justto. Graduada em Direito pela USP, Mestre (LL.M) em Law and Economics pelas Universidades de Bologna, Ghent e Rotterdã. Foi sócia do escritório Motta, Fern

Read More
O Que é legal Analytics e como ele pode mudar o modelo de gestão jurídica das empresas
Compartilhe