Por que utilizar a JUSTTO na gestão de contencioso da sua célula de acordos?

Como você enxerga a célula de acordos do seu escritório hoje?

Quando falamos da gestão de contencioso, é comum ouvirmos dos gestores e responsáveis do escritório que essa é uma área em que é difícil calcular o retorno sobre o investimento (famoso ROI).

Porém, muitos escritórios ainda enxergam um potencial de ganhos dentro do contencioso, mas nessas situações, o acordo fica em segundo plano.

Quando conversamos com escritórios sobre a gestão de contencioso, os problemas mais comuns que identificamos são:

  1. Não saber se a célula de acordos traz retorno financeiro para o escritório;
  2. Não controlar e gerenciar os principais indicadores da área de negociação;
  3. Falta de priorização de atividades na hora de negociar;
  4. Dedicar esforços para casos com pouco ou nenhum potencial retorno;
  5. Negociadores sentem-se improdutivos; e
  6. Cliente insatisfeito com a performance da célula.

Você se identifica com alguns dos problemas acima?

Eu poderia ficar o dia inteiro fazendo uma lista dos principais problemas que costumo ouvir de gestores de células de acordos, mas nesse artigo quero compartilhar com você como a JUSTTO pode tornar a gestão de contencioso do seu escritório, mais organizada e, consequentemente,  mais lucrativa!

Leia também o artigo: Tecnologia e boa gestão são o segredo das boas equipes de contencioso.

Para que você entenda a importância de utilizar uma plataforma como a JUSTTO na sua célula de acordos, é importante que você saiba o que realmente somos.

O que é a JUSTTO?

A JUSTTO é uma plataforma de negociação para resolver disputas baseada em dados! Você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer, não é mesmo?

Como escritório, você deve receber de seus clientes uma carteira de processos para negociar acordos, certo? Ao receber esses casos, você os insere dentro da nossa plataforma e passa a negociá-los por dentro dela.

Após inserir os casos no sistema, toda negociação é realizada por dentro da plataforma, tudo começa com o enriquecimento automático dos dados da parte contrária, para facilitar o contato com o advogado ou o próprio cliente, e finaliza com o aceite do acordo, concluindo a negociação.

Conforme os casos são negociados, nossa plataforma aprende com os padrões de cada caso e passa a sugerir recomendações para os negociadores resolverem disputas com maior eficiência e chances de êxito (usando machine learning e inteligência artificial).

É por esse motivo que somos a única plataforma de negociação para resolução de disputas baseada em dados, o que chamamos de 3DR (Data Driven Dispute Resolution).

E o que não é a JUSTTO?

Agora que você sabe que a JUSTTO é uma plataforma de negociação para resolução de disputas, é importante saber o que não somos.

Abaixo, listo 3 pontos com os quais somos geralmente confundidos:

  • Um sistema de gestão jurídica - Nossa atuação é diretamente focada na negociação e resolução de disputas, ou seja, direcionada para escritórios e departamentos jurídicos que possuem células de acordos, não somos um sistema completo de gestão.
  • Um sistema de mediação e Arbitragem - A JUSTTO é uma plataforma de negociação, é sem intermediários, você se conecta diretamente com o advogado da parte contrária ou a própria parte e resolve o conflito em apenas alguns cliques.
  • Um sistema que fecha acordos - Ajudar seu escritório a fechar acordos é diferente de fechar acordos por você, a plataforma da JUSTTO aproxima você da contraparte, através de uma comunicação omnichannel (diversos canais de comunicação), para que você consiga chamar a atenção da parte e negociar o acordo. Mas tudo isso depende da sua política interna de negociação e da dedicação dos seus negociadores.

OBS: Para resolução de disputas por arbitragem, existe a Arbitranet, a primeira câmara de arbitragem online do Brasil e que foi desenvolvida pelos fundadores da JUSTTO.

Benefícios da JUSTTO para gestão de células de acordo

A JUSTTO existe para acabar com os problemas de gestão e performance das células de acordos, auxiliando nos objetivos de negócio do escritório de advocacia.

É sempre importante reforçar que trabalhamos por muitos anos em escritórios de advocacia e enfrentamos os mesmo problemas com a gestão de contencioso.

O cliente, na maioria das vezes, exige do escritório mais visibilidade da performance da carteira de processos, perguntas como:

  • Quantos acordos fechamos no período X?
  • Qual a previsão de acordos no período Y?
  • Como está a performance em região Z?
  • Por que a performance caiu em relação ao período passado?
  • Como podemos melhorar nossa política de acordo para aumentar nossa performance?

São bem comuns e percebemos que existe uma grande dificuldade dos escritórios em conseguir respondê-las.

Você também irá gostar de ler: 4 dicas que vão garantir o sucesso da sua estratégia de acordos.

Com todo o nosso know how, além de inúmeras conversas com sócios e gestores de escritórios, desenvolvemos a plataforma JUSTTO para resolver 4 pilares extremamente importantes em uma área de acordos, são eles:

  • Gestão - A parte mais importante do contencioso, afinal, é essencial saber o status das negociações para que haja uma previsão de custos relacionados ao pagamento de indenizações e até mesmo de economia gerada por acordos fechados abaixo da alçada, além de conseguir identificar e priorizar os casos com maiores chances de acordo, o que traz clareza para o time de negociadores na hora de negociar.
  • Produtividade - em uma célula de acordos sem tecnologia, é comum os negociadores passarem o dia inteiro “batendo” telefone e enriquecerem informações de processos manualmente, essas atividades tomam muito tempo e gera uma sensação de improdutividade por parte dos negociadores. Com a JUSTTO, os dados dos processos são enriquecidos automaticamente assim que os casos são inseridos na nossa plataforma. Isso traz economia de tempo para o negociador, fazendo com que ele foque na negociação e em fechar acordos.
  • Performance - Os gestores de células de acordos são cobrado por resultados e os negociadores também. A JUSTTO oferece para o negociador uma visão do status dos casos que estão sendo negociados e faz recomendações de atividades. Já para o(a) gestor(a) da área, deixar de “gerenciar no escuro” é um dos principais ganhos, pois é possível ter acesso a performance da carteira de processos e dos negociadores, o que facilita a comprovação do ROI para o sócio responsável pelo contencioso.
  • Inteligência - A JUSTTO é a única plataforma de negociação e resolução de disputas baseada em dados, pois possui inteligência artificial e machine learning. Através dessa tecnologia, nossa plataforma recomenda atividades com base nos casos que são negociados por dentro dela, tornando o trabalho da célula de acordos mais orientado a dados e com um potencial de retorno muito maior para os escritórios de advocacia.

Conclusão

Houve uma grande evolução no mercado jurídico por causa da tecnologia, por isso o jeito de resolver disputas mudou! Atualmente as empresas buscam escritórios que possuem afinidade com inovação e tecnologia para negociarem acordos com seus clientes insatisfeitos, pois querem ter acesso a relatórios de performance dos processos e extrair insights que sejam relevantes para melhorar o jurídico.

Resolver disputas hoje precisa ser mais do que trabalho repetitivo, sem mensuração e de pouco valor agregado, por isso defendemos aqui na JUSTTO a metodologia de resolução de disputas baseada em dados (3DR), para que as empresas e escritórios consigam trabalhar de forma mais inteligente em sua gestão de contencioso.

Você pode experimentar esse novo jeito de resolver disputas através da nossa plataforma. Liberamos 15 dias de teste gratuito para negociar até 100 casos passíveis de acordos! É só clicar aqui e começar a utilizar a única plataforma data driven dispute resolution.

Michelle Morcos

Michelle Morcos

Michelle Morcos é fundadora e CEO da Justto. Graduada em Direito pela USP, Mestre (LL.M) em Law and Economics pelas Universidades de Bologna, Ghent e Rotterdã. Foi sócia do escritório Motta, Fern

Read More
Por que utilizar a JUSTTO na gestão de contencioso da sua célula de acordos?
Compartilhe